NOTÍCIAS

Simpósio da Regional Sul foi realizado na segunda semana de outubro.

Nos dias 14 e 15 de Outubro, o Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre sediou o Simpósio da regional sul da sociedade brasileira de cirurgia de mão (CNA 117593).
O evento contou com a participação de 90 profissionais ligados a cirurgia da mão, entre cirurgiões, residentes, terapeutas de mão e acadêmicos.
Foram dois dias de intenso aprendizado, uma grande oportunidade de confraternização e troca de experiências entre renomados profissionais de todo o país e os dois convidados estrangeiros: Dr. Carlos Zaidenberg (Argentina) e Juan Bonfil (México).
Esse ano houve uma inovação na programação tendo sido realizado um pré-congresso de discussão de casos clínicos de difícil solução em cirurgia de mão sob a coordenação dos Drs. Antônio Carlos Costa, Antônio Tufi, Paulo Ruschel e Samuel Ribak e um "work shop" de lesões traumáticas e degenerativas do polegar.
Durante o evento foi definido que o simpósio de 2017 será realizado no segundo semestre e terá como tema central o uso da artroscopia de punho e cotovelo.


Simpósio de Cirurgia de Mão 2016 é destaque na Revista Manus da SBCM.

Em sua edição de junho a Revista Manus da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão destaca a realização do Encontro da Regional Sul e do IV Simpósio, que a partir deste ano muda de nome para Simpósio de Cirurgia de Mão, e que estará acontecendo nos dias 14 e 15 de Outubro no auditório do Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre.
Os palestrantes internacionais convidados para esta nova etapa serão o Dr. Juan Ramón Bonfil, Diretor do Capítulo de Mão do Colégio Mexicano de Ortopedia (2014-16), ex-chefe do serviço de ortopedia do Hospital Geral do México e Professor titular do curso de mão do Hospital Geral do México, e o Dr. Carlos Zaidenberg, ex-presidente da Associação Argentina de Cirurgia de Mão (2003-04), Docente da Cátedra de Anatomia da Universidade de Buenos Aires, Professor da Cátedra de Cirurgia de Mão da Asociação Argentina de Cirurgia de Mão (AACM) e Instrutor da AO Internacional.